Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eleitorado em Campos: números atualizados

fundo verde: ZE's da sede do Município (chamadas de "Pedra"); fundo amarelo: ZE's do interior (obs: a 129ª abrange também parte de Guarus); vermelho: os melhores números de cada região; vermelho com sublinhado: melhores números entre ZE's; verde com sublinhado: melhores números na comparação cidade/interior; azul: totais. FONTE: TSE.
 
Os números mais recentes do eleitorado em Campos estão acima e foram levantados ontem. Desde o fim do alistamento eleitoral em maio de 2012 (o fechamento dos dados ocorreu em junho: veja) a cidade ganhou menos de mil eleitores, passando de 344.366 para os atuais 345.238, num crescimento dentro dos padrões nacionais.

Convém lembrar que algumas comparações entre Zonas da cidade e do interior têm por base realidades absolutamente distintas e por isso organizei a planilha em dois grandes grupos. É evidente que no interior são necessários mais locais de votação, dada a maior extensão territorial. Também é lógico que na cidade a média de eleitores por local será sempre maior, dada a maior concentração populacional. Números assim não podem ser comparados.

Antes eram 1065 seções à disposição dos eleitores em Campos, número que agora chega a 1.076, podendo variar em 2014 (ex: podem ser abertas novas seções; as que tiverem menos de 50 eleitores serão agregadas a outras). Como o eleitorado cresceu pouco, temos aí um bom sinal, pois há menos eleitores por seção: 321 em média agora, contra 323 em 2012.

A quantidade de locais de votação também aumentou: antes eram 184 e agora são 191: a 75ª ZE (Baixada Campista) tem mais um local e a 98ª (Centro até Nova Brasília) criou outros seis, assunto que abordei aqui em dezembro. Aqui também podem haver variações quando da realização das eleições: muitas vezes o Cartório tem um planejamento mas se percebe que o local - geralmente uma escola - está muito mal conservado ou que não oferece mais condições de bem atender à população e então é necessário fazer alguma modificação pontual. É por tal motivo que é comum que próximo à votação a Justiça coloque na TV anúncios referentes a mudanças de locais de votação: não se trata de falta de planejamento na Zona Eleitoral e sim de falta de manutenção dos locais...

Só posso falar especificamente sobre a 98ª, que chefio desde 2008, quando mais observei do que mudei algo (até o fim do texto falo só da 98ª, ok?)é com felicidade que vemos que a média de eleitores por local caiu ainda mais em nossa área, que continua tendo os melhores números da "Pedra" (repito: não é possível comparar com as ZE's do interior): de 2.389 no ano passado para 1.876 agora. O que se busca é manter a 98ª ZE como sendo aquela onde os eleitores menos enfrentam filas para votar. 

Em 2016 possivelmente serão abertos outros dois outros locais, completando a reestruturação iniciada em 2010, visando os próximos 10 anos (o sistema poderia ter problemas em alguns bairros se não fossem abertos novos locais, porque a organização até então existente tinha sido traçada ainda nos anos 90), aumentando a quantidade de locais de votação de nossa ZE de 20 em 2008 para 30 em 2016 e aproximando ainda mais a Justiça Eleitoral de nosso público-alvo. O que buscamos é que haja sempre gente nossa à disposição do eleitor para que a população abrangida pela 98 se sinta ainda mais prestigiada pela Justiça. 

A quantidade de seções acompanhará a regra acima, passando de 143 em 2008 para 156 em 2012. Da mesma forma o pessoal de supervisão passará de 50 em 2008 a 110 em 2014, sem contar os atuais 624 mesários, claro. 
Qual a utilidade disso? 
Claro: tudo é pensado, nada é feito na base da canetada... como as porcentagens de locais, seções e supervisores aumentarão mais no período citado do que a porcentagem de eleitores, haverá mais comodidade para todos. Além disso, promovendo Presidentes de Seção a Supervisores valorizamos quem está conosco há mais tempo, temos mais gente experiente trabalhando no apoio ao Cartório e abrimos espaço para renovação do quadro de mesários (desde 2010 todos os mesários da 98 são voluntários). Simples assim. 

Não pense o leitor apressado que estou a me gabar ou a criticar qualquer pessoa. Estou apenas mostrando como trabalhamos, porque trata-se de serviço público. Não somos "bonzinhos": recebemos para cumprir nossa obrigação de pensar no que é melhor para o eleitor, no que facilita o cidadão, não no que nos dará menos trabalho (é evidente que a estrutura muito maior que montei dá muito mais trabalho). Repartição pública não é lugar para paletó pendurado em cadeira vazia: é lugar de trabalho. Simples assim!

Leia "Carta aberta aos cidadãos que auxiliaram a eleição na 98ª ZE" e Quem não tem colírio usa óculos escuros - Lei da Ficha Limpa: nos interessa o que não foi impressso").

4 comentários:

  1. E a farra das horas-extras, tem por aqui também? Afinal, se teve no gabinete da presidência do TSE, por que não terá por aqui.

    Ah, e com certeza, vai arrumar alguma justificativa daquelas bem esfarrapadas, afinal, ser pedra é fácil, mas vidraça dá um trabalho, né não?

    Mas diz aí, como foram os contra-cheques, 50, 60 ou 70 mil a mais, com teve lá em cima?

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    1. Como assim "como foi"?
      Aqui não tem essas coisas não!!! Graças a Deus que não tem. Minha declaração do IR está aí para isso.
      O que acho absurdo acho em Brasília ou em qualquer lugar, na Justiça Eleitoral ou não: meus princípios não mudam conforme as circunstâncias.

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  2. Olha que você pode acabar se surpreendendo.

    Vai ficar pendurado na brocha, e depois vai ter que arrumar desculpa.

    Tem gente sua mordendo uma baba de hora-extra, e você tem o domínio dos fatos, logo...

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    1. Gente minha?
      Uma baba de hora extra?
      Domínio dos fatos?
      A Justiça Eleitoral não paga hora-extra fora do período eleitoral, "amigo"...
      E quem tem o domínio dos fatos é a Coordenadoria de Pagamentos, que fica na sede do TRE, na capital.
      Logo nem eu nem ninguém ganha uma baba com isso!

      Tente outra coisa: essa não colou e você ficou "pendurado na brocha" (seja lá o que venha a ser isso)...

      OBS: se quiser comentar a postagem fique à vontade.

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As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.