Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O golpe de Estado azul ("Devagar com o andor que o santo é de barro")


Muitas pessoas estão comemorando a volta do Goytacaz à Primeira Divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, em decorrência de uma decisão - a meu ver errada - do TJD/RJ, que tirou a vaga do Quissamã (que a ganhou no campo) e a deu para o nosso Goyta (que recorreu ao "tapetão") apenas porque o time da cidade vizinha supostamente teria deixado de protocolizar um documento na Federação indicando em que estádio mandaria seus jogos.

Mas se era assim, por que a própria Federação havia divulgado tabela com os jogos do Quissamã em Macaé? Por que a Federação não tirou o Quissamã automaticamente, classificando o Goytacaz???

Convém lembrar que o Quissamã vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que pode mudar a decisão do Tribunal fluminense. Além disso, o Estatuto do Torcedor manda utilizar exclusivamente critérios técnicos para o acesso entre as divisões (foi por tal motivo que corretamente a Seletiva de 2006/2007 não teve validade). Então aviso: ainda não é hora de comemorar.

De uma forma ou de outra estarei no Aryzão no ano que vem torcendo pelo nosso Goyta conseguir no campo as vitórias que a torcida quer e merece.

O site Ururau fez uma excelente reportagem sobre o assunto: veja; o jornal Lance também fez uma matéria, que pode ser lida aqui.

OBS: sinceramente, acho vergonhoso voltar à Primeirona assim, mas isso é só minha opinião. Pelo que li fizeram uma "bruxaria jurídica" para dar a vaga ao Goytacaz. Um verdadeiro "golpe de Estado".

OBS 2: fico a me perguntar o que estaríamos lendo nos blogs e jornais campistas se o Goytacaz tivesse vencido no campo e o Quissamã fosse ao TJD por causa de uma besteira como essa...

3 comentários:

  1. Olá Marcelo.
    Também acho que esta não foi a melhor maneira do Goytacaz subir para a 1ª divisão. Seria mais bonito vencendo dentro de campo, como fez na 3ª divisão em 2011. Mas esta foi a forma que apareceu graças a este vacilo do Quissamã.
    Quando li o regulamento que transcrevo abaixo, tive a certeza que o resultado do julgamento seria favorável ao Goytacaz, pois ele é bem claro, permitindo que qualquer leigo possa entender.

    O QUE DIZ O REGULAMENTO
    X – DO ACESSO
    Art. 14º – Ao final do returno do grupo C, as associações classificadas, respectivamente, em 1º e 2º lugar, poderão ter acesso à Série A, desde que cumpram, cada uma delas, integralmente, as exigências estabelecidas no presente regulamento.
    § 1º - As associações, para terem garantido o direito de acesso à Série A deverão apresentar, sob protocolo, até o dia 10 de novembro de 2012, documentação que comprove possuir no Estado do Rio de Janeiro, estádio à sua disposição para todo o campeonato e dentro das exigências do Estatuto do Torcedor.
    § 2º - A associação que tenha obtido classificação para ascender à primeira divisão, mas que não venha a cumprir as exigências estabelecidas neste regulamento será considerada automaticamente inabilitada, e estará impedida de participar do campeonato da Série A e automaticamente mantida na mesma divisão ou série para no ano seguinte, sendo a sua vaga preenchida pela associação de classificação imediatamente inferior que atenda integralmente essas exigências.

    Não conheço o Estatuto do Torcedor. Ele conflita com este regulamento?
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Essa parte do regulamento eu li.
    Ocorre que o Quissamã fez isso e a Federação fez algumas exigências, que não foram cumpridas. Aí ficou definido que eles jogariam em Macaé.
    Se é para se ater ao pé-da-letra, isso eles fizeram, cumpriram o regulamento, que não fala nada sobre o que acontece com exigências não cumpridas.
    Só que o pé-da-letra só valeu para o Goytacaz: isso é bruxaria jurídica; isso é querer tirar o Quissamã no grito; isso é um "golpe de Estado", digamos.
    Independente de qualquer coisa: discordo não pela questão jurídica, mas pela enorme injustiça que vejo no caso: eles ganharam mas não levaram; nós perdemos, mas levamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estatuto do Torcedor bate de frente com a manobra (se fosse o Fluminense ou o fRamengo, que também não têm, estádio, o TJD os eliminaria?):

      Art. 10. É direito do torcedor que a participação das entidades de prática desportiva em competições organizadas pelas entidades de que trata o art. 5o seja exclusivamente em virtude de critério técnico previamente definido.

      § 1º Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de entidade de prática desportiva em razão de colocação obtida em competição anterior.

      § 2º Fica vedada a adoção de qualquer outro critério, especialmente o convite, observado o disposto no art. 89 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998.

      § 3º Em campeonatos ou torneios regulares com mais de uma divisão, será observado o princípio do acesso e do descenso.

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.671.htm

      Excluir

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.