Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em defesa do direito de dizer besteiras

Há quem queira impor a todos um "pensamento único" e goste de jogar brasileiros contra brasileiros (negros X brancos, ricos X pobres, nordestinos X sulistas, bons X maus etc).

Esses se dizem "progressistas", "democráticos", "tolerantes" e que "combatem o preconceito". Lutam contra o "bullying" (qualquer brincadeira é tida como ofensiva), o racismo (tudo é racismo...) e a homofobia (para eles quem não aplaudir o homossexualismo é homofóbico), mas só são bonzinhos assim até a pessoa falar uma letra que seja contra a tese deles... aí, mesmo que a discordância seja elegante e embasada, vem a patrulha ideológica, as ofensas, as agressões gratuitas e salve-se quem puder...

Eu vivo a defender o direito de divergir: desde que não ofenda os demais, cada um pode pensar e falar o que bem entender, porque a liberdade de expressão engloba o direito de dizer besteiras (o problema surge quando o sujeito ofende os demais para falar asneiras... rsrsrs).

Como bem disse Voltaire:
"Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.