Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Esbórnia, a sociedade bipolar

Era uma vez um país muito rico chamado Esbórnia.

Algumas pessoas na sociedade e na internet esborniana enchem a boca para falar em combate à corrupção, em seriedade, ficha limpa, que falta isso, que falta aquilo, que isso não pode, que aquilo está errado, que é "a salvação da lavoura", que o nome de A, B ou C está nessa ou naquela lista, que não sei quem é irresponsável, ladrão, autoritário e tudo mais, mas não lembram que suas atuais escolhas nada têm de probas.

Lá, quando uma decisão é favorável "foi feita Justiça"; quando é contrária, é "perseguição". Se a pesquisa indica seu grupo à frente das intenções de voto "é reflexo da vontade do povo"; se o outro grupo está à frente na pesquisa, "é comprada". Se alguém diz que não concorda com Beltrano, é porque "ele é Fulano"; se não concorda com Fulano é porque "ele é Beltrano" e por aí vai, como se nada mais existisse na vida além de Fulano e Beltrano.

Todo mundo fala que tudo que vem do "lado contrário" da sociedade é ruim e alardeia que o que vem do seu grupo é o melhor para Esbórnia, um país onde todos se dizem elegíveis e que os demais estão inelegíveis!!! 

Nesta nossa sociedade fictícia quase ninguém se lembra das escolhas, amizades, modus operandi e fracassos do passado não muito distante e todos jogam pedra nos telhados uns dos outros - embora todo mundo tenha telhado de vidro. Lá um monte de gente que vive ou vivia envolvida em negociatas, ainda assim tem coragem de esbravejar contra a roubalheira. Lá analfabetos andam em carros de luxo.

Na Esbórnia coisas como as citadas acima são praticadas por vários grupos, mas nenhum deles parece querer o melhor para o país e sim para suas próprias contas bancárias. Lá, como aqui no Brasil, existe um ditado muito antigo que afirma que "macaco só olha o rabo dos outros."

Viva a Sociedade Alternativa!

2 comentários:

  1. Marcelo,

    ainda bem que esse país muito rico chamado Esbórnia é pura ficção, e, nunca, mas, nunca mesmo, iria acontecer na vida real! Ainda Bem!!!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Esbórnia e Zízimo!

    Não conhecia este seu perfil irônico!

    Boa esta postagem, me faz lembrar um livro meu que está emprestado (vivo jurando que não empresto mais livros e acabo fazendo) que faz uma análise do Tribunal do Júri na perspectiva de uma psicóloga forense. rsss

    ResponderExcluir

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.