Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

sábado, 18 de agosto de 2012

A Comissão da Revanche

Que raio de "Comissão da Verdade" é essa que só quer investigar um lado da "verdade", 33 anos após a Lei da Anistia e após o Supremo confirmar que tal lei já exauriu seus efeitos? Eles pedem tolerância com as ideias deles, mas são absolutamente intolerantes com o pensamento dos outros!

Se já se sabe que essa Comissão não vai chegar a lugar algum e quaisquer que sejam os resultados das apurações não haverá responsabilidade alguma, trata-se mesmo de uma palhaçada: a título de combater a História escrita sob a ótica dos militares, querem reescrevê-la somente pelos olhos dos guerrilheiros (que, não se engane, não queriam "combater a
ditadura: queriam implantar a ditadura sob os moldes deles, tal como se deu em Cuba)...

Não concordo, pois o Brasil não é revanchista (está revanchista, mas não é): nosso país é maior que isso.

12 comentários:

  1. Antes que algum maluco fale alguma besteira: sou um democrata e como tal não aplaudo ditaduras (nem as impostas nem as eleitas).
    Só sou contra palhaçadas.

    ResponderExcluir
  2. OS GENERAIS PRESIDENTES

    Uma diferença que comprova o dito:
    Contra fatos não há argumentos.
    OS GENERAIS PRESIDENTES... COMPARAÇÕES
    "Erros foram praticados durante o regime militar, eram tempos difíceis. Claro que no reverso da medalha foi promovida ampla modernização de nossas estruturas materiais. Fica para o historiador do futuro emitir a sentença para aqueles tempos bicudos."
    Mas uma evidência salta aos olhos.
    Quando Castelo Branco morreu num desastre de avião, verificaram os herdeiros que seu patrimônio limitava-se a um apartamento em Ipanema e umas poucas ações de empresas públicas e privadas.

    Costa e Silva, acometido por um derrame cerebral, recebeu de favor o privilégio de permanecer até o desenlace no palácio das Laranjeiras, deixando para a viúva a pensão de marechal e um apartamento em construção, em Copacabana.

    Garrastazu Médici dispunha, como herança de família, de uma fazenda de gado em Bagé, mas quando adoeceu, precisou ser tratado no Hospital da Aeronáutica, no Galeão.

    Ernesto Geisel, antes de assumir a presidência da República, comprou o Sítio dos Cinamonos, em Teresópolis, que a filha vendeu para poder manter-se no apartamento de três quartos e sala, no Rio.
    João Figueiredo, depois de deixar o poder, não aguentou as despesas do Sítio do Dragão, em Petrópolis, vendendo primeiro os cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São Conrado que os filhos agora colocaram à venda, ao que parece em estado lamentável de conservação.
    Não é nada, não é nada, mas os cinco generais-presidentes cometeram erros, mas não se meteram em negócios, não enriqueceram nem receberam benesses de empreiteiras beneficiadas durante seus governos. Sequer criaram institutos destinados a preservar seus documentos ou agenciar contratos para consultorias e palestras regiamente remuneradas.
    Bem diferente dos tempos atuais, não é?

    Se fosse aberto um processo generalizado de avaliação dos bens de todos políticos, garanto que 95% não passariam, seria comprovado destes o enriquecimento ilícito. Como diria Boris Casoy: "Isto é uma vergonha" e pior, ninguém faz nada".

    Aquele regime era Ditadura. E este agora, podemos chamar de democracia?

    JORNALISTA CARLOS CHAGAS.

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcelo,

    voce tem o direito de concordar ou discordar do que quiser. Mas uso aqui o meu direito à crítica, que seu procedimento democrático no blog permite. Voce está errado ao dizer que a Comissao é revanchita. Basta ver a composicao. Nao é verdade tb que se trata de uma tentativa de recontar a História pela ótica de guerrilheiros, pois a comissao nao é composta por eles.

    A comissao trata de investigar crimes cometidos por agentes que controlavam o poder do Estado. Palachada sao esses milicos alimentarem ate hoje a "tese" de que tudo era uma "guerra de dois lados". Claro que havia, guerrilha. E quem se engajou nela, nao pode reclamar do fesfecho das batalhas. Mas o regime torturou e matou covardemente, cometeu crimes que violam inclusive os tratados de guerra.

    Alias so mesmo muito covardia pra alimentar a fantasia de uma guerra contra inimigos tao fracos.

    Como o ex delegado Cláudio Guerra tem revelado, faccoes radicais de milicos, após o início da distensao, inventavam "inimigos armados" para continuar torturando e matando militantes de esquerda que inclusive rejeitavam a luta armada - como muito do antigo PC.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a comissao investiga apenas fatos referentes aos agentes do Estado busca apenas meia verdade.
      E qualquer que seja o lado nao havera mais punicao, porque ja houve anistia ha decadas.
      Por isso que acho uma palhacada, montada para satisfazer os revanchistas de plantao.

      Excluir
    2. Nao vejo problema algum no fato de alguem discordar da minha opiniao: trata-se de algo absolutamente normal.

      Excluir
  4. Já que falou-se sobre a ótica dos guerrilheiros que tal a ótica do militares? Até porque a verdade sempre tem dois lados.

    Eis portanto:


    Radicalóides planejam manifestações hoje contra o lançamento da nova versão do Orvil no Clube Militar


    Os arredores da sede social do Clube Militar, no centro do Rio de Janeiro, podem voltar a ser palco de manifestações de radicalóides de extrema esquerda nesta segunda-feira. Eles se mobilizam para hostilizar os militares e civis que comparecerem ao CM, a partir das 16 horas, para o lançamento do “Orvil” (livro escrito ao contrário), como é conhecida a obra que apresenta a versão oficial do Centro de Inteligência do Exército sobre tudo que aconteceu antes.durante e depois de 31 de março de 1964, quando os militares assumiram o vácuo de poder no Brasil.

    Publicado pela editora Schoba, com 920 páginas, capa dura, formato 16,3x23, e preço de R$ 72 reais (R$50 no lançamento), o livro é leitura obrigatória para se conhecer a visão oficial dos militares sobre o governo dos presidentes militares (que a esquerda consagrou com a expressão ditadura militar). O Orvil foi originalmente programado para ser publicado na década de 80, mas uma decisão equivocada do Ministério do Exército preferiu evitar polêmicas e deixou que a história fosse mal contada apenas pela versão ideológica da esquerda – que sempre desenha os militares como “ditadores e torturadores”.

    Prefaciada pelo General Geraldo Luiz Nery da Silva, a edição atualizada do Orvil tem apresentação do Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra – vítima permanente da perseguição ideológica de esquerda, e recentemente perseguido oficialmente pela nada justa “Justiça de Transição” como “torturador” pela sua atuação no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) de São Paulo entre setembro de 1970 e janeiro de 1974.

    O presidente do Ternuna (Terrorismo Nunca Mais), General Valmir Fonseca Azevedo Pereira, assina o texto de um Breve Necrológio do General Del Nero (Coordenador e um dos escritores do Orvil). O epílogo foi escrito pelo Brigadeiro Ivan Frota. A contracapa tem texto do General Aricildes de Moraes Motta. A versão foi organizada pelo Tenente-Coronel Licio Maciel e Tenente José Conegundes do Nascimento.

    Breve, haverá lançamentos do Orvil em Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria.

    www.alertatotal.net
    Jorge Serrão
    Jornalista e Porfessor

    ResponderExcluir
  5. Mas entao porque muita gente que nao participou da luta armada apoia? Que revanche eles querem? Seria a tentativa/pretensao de questionar a versao oficial (a de que nao houve tortura, como afirmam muitos ainda)dos militares uma revanche? Se for, entao tomara que de certo esta revanche. Pois a democracia nao pode ter compromisso com a "honra" de gorilas que assaltaram o país contra a democracia.

    Marcelo, os fatos produzidos pelos guerrilheiros foram investigados e punidos pelo Estado autocrático. Nao é possível falar em dois lados como se houvesse algum equilíbrio na disputa.

    A registência armada, além disso, é legitima num regime militar.

    A anistía é outra palachada tb, claro. Pois corrobora esse falso equlíbrio, sem contar o procedimento autoritário/ilegal que deslegitima qualquer resultado jurídico. Logo logo cai tb.


    Na África do sul foi diferente. A anistia foi feita com os segregacionistas reconhecendo seus crimes e pendindo perdao por eles e sob o comando de forcas eleitas.

    Nao consigo imaginar a milicada brasileira covarde e gaga pedindo perdao pelos crimes que sequer admitem. Gente coma a honra de um Cláudio Guerra infelizmente é minoria.
    Nao seram afetados quando a anistia for revogada.

    Mas a condenacao moral nao podera ser evitada.

    ResponderExcluir
  6. Bem, se"a anistia foi uma palhacada" eu nao sei mais o que e serio.
    E no Brasil a tal resistencia armada foi tentativa de golpe de esquerda.
    Comparar o caso da Africa do Sul ao do Brasil foi uma brincadeira engracada...

    ResponderExcluir
  7. Golpe pressupoe que haja um governo legítimo no poder. Ou voce chama 64 de revolucao?

    ResponderExcluir
  8. Nao me faca perder tempo: em 64 houve golpe; a guerrilha queria dar outro golpe: esse pessoal nunca foi chegado a democracia (apenas a aturam e a usam como instrumento de perpetuacao no poder).

    ResponderExcluir
  9. O REVANCHISMO DOS PETRALHAS

    A Justiça Federal do Pará, em Marabá, abriu o primeiro processo contra militares envolvidos em crimes da ditadura. A juíza federal Nair Pimenta de Castro, da 2ª Vara da Subseção de Marabá acatou denúncia do Ministério Público Federal e abriu procedimento contra o coronel Sebastião Curió Rodrigues de Moura e o major Lício Augusto Maciel, ambos na reserva do Exército. Caso não haja reforma na decisão, os dois serão os primeiros a responderem por crimes da ditadura – sequestro praticado contra opositores do regime na Guerrilha do Araguaia.

    E OS SEQUESTROS E ASSALTOS A BANCO E ASSASSINATOS PRATICADOS PELOS GUERRILHEIROS COMUNISTAS? A PUNIÇÃO SERÁ APENAS DE UM LADO? O EMBAIXADOR AMERICANO ASSASSINADO? O COFRE DE ADEMAR? AS BOMBAS JOGADAS EM LOCAIS PÚBLICOS PELOS GUERRILHEIROS TREINADOS EM CUBA? ELES NÃO SERÃO PUNIDOS? A ANISTIA OCORREU APENAS PARA UM DOS LADOS?

    ResponderExcluir
  10. A vergonhosa Comissão da Verdade.

    Com a instalação dessa vergonhosa Comissão da Verdade, ontem, 17/09, foi publicado no diário oficial da união que a comissão da verdade só irá investigar "crimes" cometidos pelos agentes do estado.

    Ou seja, se um rato vermelho matou, violentou, torturou, roubou, agrediu, assaltou bancos, ele não pode ser investigado porque não é agente do estado.
    Em outras palavras, o crime só é crime se for cometido por agente do estado. Terrorista não comete crime.

    Deveriam tentar ensinar esse absurdo para Uzamericanus. Lá terrorista é terrorista e será tratado como tal.

    Certo que os tempos da ditadura militar foram duros para quem não estava lá muito a fim de ter uma vida correta. Vejam, aqui na minha família, nos anos de chumbo NENHUM membro foi preso ou perseguido pelo regime, sabem por que? Porque todos estavam em busca de uma vida melhor e trabalhavam para sustentar suas famílias.

    Agora, os baderneiros e vagabundos vermelhos queriam combater uma "ditadura" com sonhos de implantar outra "ditadura", hoje vemos que eles chegaram ao poder e querem apenas vingança. Continuam em busca de revanche por terem perdido a batalha, o mundo evoluiu, as cabeças de bagre desses trastes continuam sonhando com Chequérvara, e com la revolución.
    A Amérdica Latrina está basicamente nas mãos desses trastes, que entre outras coisas, querem apenas enriquecer às custas da população bovina que aceita passivamente desmandos e autoritarismo em troca de dentaduras, e bolsa miséria.

    Essa comissão da verdade é uma afronta à democracia, não sou contra que se investiguem os crimes cometidos. Mas tem que investigar TODOS os crimes, dos dois lados. Investigar apenas um lado é revanchismo e vagabundagem barata.

    Muitos dos criminosos da esquerda se fizeram de coitadinhos e hoje recebem aposentadorias do estado por terem lutado pela implantação de um regime totalitário como o de CÚba, que eles tanto amam.

    Essa turma da esquerda e os membros da comissão tendenciosa não querem a verdade absoluta, querem a verdade relativa e revanchista como forma de perpetuação no poder pelas Ratazanas Vermelhas.

    Esse comissão não passa de um puta estelionato ideológico que ainda mantém o sonho dos que ainda insistem ganhar uma luta que começou nos anos 60 e terminou nos anos 80 do século passado. Só eles não viram.

    Isso é uma vergonha. Mas quem disse que existe algo próximo a vergonha e ética entre os Brasucas?

    Estamos vivendo um momento difícil nas instituições do país, perigamos cair em uma ditadura do proletariado, com o fim das liberdades civis, e muita perseguição ideológica. O estado está nas mãos de gente da pior espécie que aparelhou as instituições, e patrulham a tudo e todos, roubam sem parar e ainda se fazem de vítimas.

    Com um congresso de vagabundos e ladrões, com um governo de ideologia atrasada, e com gente querendo viver nos anos 60. O Brasil corre um sério risco constitucional.

    E para a restauração da moralidade e a manutenção da constituição e pela liberdade de todos, é preciso que se feche esse congresso o quanto antes e se derrube esse governo sem vergonha atrelado ao que há de pior no planeta em matéria de ideologia política.

    Enquanto uma parcela da população se dá bem porque "lutou" contra os militares, a outra parte está totalmente ajoelhada e alienada pelo pão e circo que está comandando o país.

    http://o-mascate.blogspot.com.br/2012/09/a-vergonhosa-comissao-da-verdade.html

    ResponderExcluir

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.