Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Papa abdicou, não renunciou

Só por detalhe...

A Constituição da Santa Sé (art. 1º, § 1º) dá características de monarquia ao governo do Vaticano:

"O Sumo Pontífice, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano, tem a plenitude dos poderes legislativo, executivo e judicial."

O Vaticano tem trono. Sua forma de governo é o papado vitalício. Assim, como a Santa Sé é uma monarquia e não uma república, quando o Papa afasta-se voluntariamente de suas funções, trata-se de abdicação e não de renúncia (claro, são termos sinônimos, mas o termo mais adequado ao caso é "abdicar").

Vejamos o que o dicionário on line diz a respeito:



Atualização às 13:58 h: como tento ser uma pessoa coerente e honesta comigo mesmo e com quem eventualmente leia o que escrevo, preciso destacar que no áudio em que o próprio Papa anuncia sua saída é possível perceber claramente que ele usa o termo "renunciar" e não "abdicar". Para ouvir clique aqui (aos 1 min e 46 seg).
Porém, isso não muda a natureza da postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.