Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Manual de Bom-mocismo nas Redes Sociais

Cresci ouvindo de meus pais que é preciso respeitar o direito dos outros. Perdi a conta de quantas vezes ouvi de minha mãe que o meu direito "termina onde começa o direito do outro". Acho que por isso gosto tanto de Direito: sempre achei legal ter que conversar a respeito dos assuntos, em vez de botar o pé na garganta do outro ou jogar a reputação alheia no lixo para depois posar de vencedor: isso não é comigo.

Mas nos tempos de hoje as pessoas pagam um preço muito alto para serem elas mesmas. Hoje vive-se num mundo de faz-de-conta, onde o que mais tem é gente querendo posar de defensor da igualdade, desde que seja a igualdade por ela proposta. Ir contra essa onda que tomou conta do Brasil e do mundo nos últimos anos é um sério risco: a patrulha ideológica não deixa ninguém discordar e rapidamente liga a máquina de moer reputações quando alguém ousa ter opinião.

Cansei de dizer o que eu verdadeiramente penso e de tentar lutar contra as coisas que acho absurdas nos dias de hoje. Em tudo se vê racismo, preconceito, discriminação, homofobia, mesmo que no caso concreto nada disso tenha ocorrido, mas não se pode falar nada contra. Tais conceitos são jurídicos por natureza (sim, há outras nuances, reconheço) mas quem conhece o mínimo da lei e tenta jogar um pouco de luz sobre as trevas pratica uma atitude mal vista pelas pessoas. O porquê eu não sei... acho que as pessoas só aceitam elogios.

De nada adianta provar por A + B que habeas corpus e  Corpus Christi não são a mesma coisa... como exemplo cito o caso do "racismo", conduta que por lei exige que haja algum tipo de segregação a alguém por questões raciais (leia), mas que vive sendo confundido com a "injúria por preconceito" (Código Penal, art. 140 § 3º), que tem nuances diferentes e leva a consequências jurídicas distintas e normalmente mais brandas. Falar essa verdade quando a manada grita "racismo" num caso de "injúria por preconceito" (que às vezes nem isso é) gera um sério risco de que quem disse a verdade seja tido como racista ou defensor do racismo. 

O mesmo vale quando alguém fala do "crime de homofobia", que simplesmente não existe ou quando querem aplicar a Lei Maria da Penha a casos que não são "violência de gênero", como exige o artigo 5º da citada lei. Idem quando se tenta explicar que quem tem um "conceito" a respeito de determinado assunto não age com "preconceito" só porque não reza pela mesma cartilha dos preconceitistas (inventei o termo agora para definir quem vê preconceito em tudo). De nada adianta mostrar o que o dicionário fala a respeito nem que as pessoas podem ter opinião divergente...

Cansei de ser tido como autoritário quando apenas manifesto minha opinião. Cansei de ver as pessoas não terem argumentos para rebater algo e saírem me acusando de "não ser democrático" ou de querer impor minha maneira de pensar, o que nunca fiz, por ser contra a minha formação. Pra ser sincero, "enchi o saco" disso tudo: não tenho mais paciência. Tenho achado ultimamente que não vale a pena ter uma identidade no mundo virtual, onde as pessoas "deixam o céu, por ser escuro, e vão ao inferno à procura de luz", como na música de Lupicínio Rodrigues.

Aí, só de sacanagem, resolvi elaborar o "manual" a seguir, para que todo mundo me ache um cara legal. 
A partir de agora serei uma ameba bobalhona sem opinião, mas também sem estresse por ter opinião. Antes que alguém crie caso, lembro: o que escrevo abaixo é brincadeira, tá? Não é para ser levado a sério.

 Diga nas redes sociais que deixou o carro em casa e foi trabalhar de bicicleta "para salvar o planeta", ainda que seu verdadeiro objetivo seja queimar calorias ou não queimar a gasolina do tanque: quem não acha lindo o sacrifício de um cidadão em benefício da preservação da vida na Terra??? 
2 – Não manifeste sua verdadeira opinião: tente sempre demonstrar que concorda com o que foi postado: sem dúvida o dono da página concordará com você e quando alguém disser a verdade – com a qual você até concorda (que a postagem é uma idiotice, por exemplo) – a artilharia se virará contra quem foi autêntico e não contra você, que poderá ver quietinho o coitado ser execrado.
3 – Quando perceber que um determinado assunto descambou para a histeria coletiva, concorde com o pensamento da manada, mesmo que você discorde. Quando o tempo mostrar que a manada estava errada você será só mais um errado e por isso os demais não vão apontar o dedo na sua direção.
 Quando você tiver absoluta certeza de que a manada está errada, não tente provar isso: quando a verdade vier à tona você já terá sido tão satanizado que de nada adiantará ter estado certo desde o começo e seu nome já terá ido para a boca do sapo. Ninguém lembrará de você como “o certo” mas como “o que tentou impor sua opinião aos demais”.
 De vez em quando poste algumas imagens de bichinhos, criancinhas, paisagens e afins: dará a impressão de que você é contra os maus-tratos a animais e crianças e que aderiu à causa da ecologia, mesmo que você não se preocupe verdadeiramente com nada disso.
6 – Dê “curtir” em todas as mensagens de cunho religioso, seja evangélico, católico, espírita e umbandistas: ninguém vai achar que você desrespeita a religião dos outros, mesmo que você tenha vontade de apertar o pescoço de quem posta milhões de mensagens do tipo.
7 – Fale mal de Renan Calheiros, mesmo que você saiba que a tal petição pedindo a renúncia dele não o incomoda em nada.
8 – Marrete insistentemente a Rede Globo, mesmo que – como a maioria dos que fazem isso – você não perca uma novela de Glória Perez: falar mal da Globo demonstra que você é contra o “imperialismo” na mídia e te coloca como um progressista. Porém, elogie a postura da emissora de tentar provar em suas novelas que "o mundo é gay", ainda que você ache que eles estão forçando a barra. 
8 – Sempre fale mal dos ricos, ainda que seu sonho seja ganhar sozinho a Mega-sena acumulada, para ser um deles e você saiba que o país é capitalista por previsão da própria Constituição
 Defenda as cotas raciais, mesmo que não concorde com elas: assim você não correrá o risco de ser tido como racista, mesmo que seja a melhor pessoa do mundo.
10 – Elogie o Ministro Joaquim Barbosapouco importando se você o admira por ele ser um bom Ministro ou não tem simpatia por ele, por ser meio "brigão": é o cara da vez e todo mundo vai te achar “antenado”. Como ele é negro, você vai parecer ser uma pessoa despida de preconceitos, ainda que sua simpatia ou antipatia nada tenham a ver com a cor da pele dele. Dê um curtir na fotomontagem dele com a faixa presidencial: pega bem.
11  Fale mal de Eike Batista, mesmo que você admire o talento que ele teve para ficar bilionário e queira conhecê-lo para pedir uma vaguinha para seu filho no Porto do Açu (não precisa de concurso público, né?): as pessoas morrem de inveja dele e tentam sempre torcer para ele se ferrar e ficar pobre de novo, como elas. Vá na onda e marrete o riquinho.
12  Não poste fotos de erros gritantes de Ortografia (tipo "favor pegar a fixa no caixa"): alguém vai dizer que você está menosprezando as pessoas que tiveram menos estudo, mesmo que você tenha apenas achado engraçado.
13  Quando acontecer um acidente, sempre bote a culpa no motorista, no trânsito violento ou na bebida alcóolica, mesmo que esteja evidente que o pedestre se jogou na frente do carro, que a bicicleta estava fora da ciclovia ou que a moto ultrapassou o sinal vermelho: o número de pessoas sem carro ainda é muito maior que os que têm carro.
14  Mesmo que internamente você defenda o trinômio "tradição, família e propriedade", critique o agronegócio e sempre elogie o MST e sua "luta pela reforma agrária": pouco importa se você acha que o agronegócio contribui decisivamente para o PIB nacional. Lembre-se: ONG's e movimentos sociais sempre têm razão, mesmo quando defendem a descriminalização das drogas, querem proibir a palmadinha no bumbum das crianças, quebram os vidros do Congresso ou destroem fazendas produtivas... eles têm o monopólio da razão!
15 – Diga que Silas Malafaia é "intolerante e homofóbico", ainda que você ache que ele tem o direito de agir e se manifestar de acordo com sua fé, que você tenha vibrado a cada fora que ele deu em Marília Gabriela e que torça para que haja um segundo round para ele nocauteá-la de novo.
16 – Sempre demonstre indignação toda e qualquer vez que alguém falar que em determinada situação há “preconceito” ou “discriminação”, ainda que isso nem de longe tenha ocorrido. Parecerá que você sempre luta pela causa dos menos afortunados e isso é bem visto.
17 – Poste "adoro o Los Hermanos", mesmo se você achar que eles são "banda de uma música só" (ô Ana Júliaaaaa...), que as barbas deles são totalmente "demodé" ou que o som deles é mesmo uma porcaria: todo mundo que entende de música adora Los Hermanos, mesmo sem que você consiga entender o porquê.

Este manual estará sempre aberto à inserção de novos itens, para ficar atualizado.

Um comentário:

  1. Chavez voltou de Cuba para morrer na Venezuela

    - Segundo fontes independentes e da oposição que vivem e trabalham em Miami, Hugo Chavez teria voltado porque os médicos não teriam mais o que fazer com ele em Cuba. Ele já está internado no Hospital Militar de Caracas. Chavez e seus acólitos estão aflitos, porque querem que ele preste o juramento constitucional de posse, garantindo o governo do seu vice. Dr. Marquina, o médico que trabalha na Flórida e revelou as primeiras informações sobre a doença do presidente, já teria dito em entrevista que ele voltaria. Leia a nota a seguir sobre o regresso do coronel:

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou de surpresa de Cuba nesta segunda-feira após dois meses se recuperando de uma cirurgia contra o câncer. O líder socialista, de 58 anos, passou por uma operação com seis horas de duração em Cuba no dia 11 de dezembro. Chávez não era visto nem ouvido em público desde então, até que fotos dele foram publicadas na sexta-feira."Voltamos à terra natal venezuelana. Obrigado, meu Deus! Obrigado meu povo amado. Aqui vamos continuar o tratamento", disse Chávez no Twitter.

    ResponderExcluir

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.