Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Músicas que hoje seriam censuradas pela ditadura politicamente correta

Eu sempre falo aos mais jovens que eles vivem num mundo onde não há verdadeira liberdade de expressão: basta alguém emitir opinião contrária ao que é tido como "certo" que a vida da pessoa passa até mesmo a correr risco (por esse motivo não participo de rede social alguma).

Sempre exemplifico isso com músicas: muitas que não foram censuradas nem mesmo no regime militar hoje simplesmente não seriam toleradas por aqueles que exigem tolerância na base da porrada (paradoxal, não?).

O que seria dito hoje de uma música que zoasse um cabeludo dizendo que ele "parece que é transviado" e perguntando "será que ele é?" e ainda por cima dizendo "corta o cabelo dele"? 

Nossa! A gritaria acusaria "homofobia", "preconceito", "discriminação" e tudo mais. Pediriam a prisão do cantor e ele correria risco de ser linchado pela ditadura das minorias. Certamente seria processado (seria absolvido). "Cabeludofobia" talvez rolasse... rsrsrsrs

Antes de sair falando besteiras por aí, as pessoas deveriam se lembrar que se há preconceito nessa simples marchinha de carnaval* datada de 1964, certamente ele também foi praticado por seus pais e avós: quem nunca cantou "Olha a cabeleira do Zezé"?


* Autores: João Roberto Kelly e Roberto Faissal. Voz: Jorge Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.