Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Salve o manto azul e branco da Portela!


É possível um samba-exaltação ser feito por alguém que torce por outra escola? Sim, é: em 1981, a pedido de sua então esposa - a então famosa cantora Clara Nunes - o mangueirense Paulo César Pinheiro uniu-se ao portelense Mauro Duarte e, além de fazerem um samba lindo, ainda escolheram uma das mais bonitas licenças poéticas que conheço (no fim do refrão se ouve "salve ela/salve o manto azul-e-branco da Portela").

Como minha mãe era fã de Clara, eu ouvia muito esse samba lindo, com letra forte... como as cores da escola são as mesmas do Goytacaz... e como na época em que eu morei no Rio fui várias vezes aos ensaios na quadra da Rua Clara Nunes... não teve jeito: me apaixonei pela Portela!
PORTELA NA AVENIDA
(Paulo César Pinheiro / Mauro Duarte)

Portela
Eu nunca vi coisa mais bela / Quando ela pisa a passarela / E vai entrando na avenida
Parece a  maravilha de aquarela que surgiu / O manto azul da padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida!
Que vai se arrastando / E o povo na rua cantando / É feito uma reza, um ritual...
É a procissão do samba abençoando / A festa do divino carnaval

Portela
É a deusa do samba, o passado revela / E tem a velha guarda como sentinela
E é por isso que eu ouço essa voz que me chama
Portela
Sobre a tua bandeira, esse divino manto / Tua águia altaneira é o espírito santo / No templo do samba

As pastoras e os pastores / Vêm chegando da cidade, da favela
Para defender as tuas cores / Como fiéis na santa missa da capela

Salve o samba, salve a santa, salve ela!
Salve o manto azul e branco da Portela,
Desfilando triunfal sobre o altar do carnaval!


A história da criação desse samba, contada pelo próprio autor, pode ser lida no blog Ouro de Tolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.