Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

quinta-feira, 16 de junho de 2016

O impeachment de Dunga - 1

Para o bem de todos e felicidade geral da nação, também Dunga foi afastado do cargo: não se classificar na primeira fase da Copa América é crime de responsabilidade!!!. Fosse eu o presidente da CBF e o treinador da seleção seria o espanhol Pep Guardiola: precisamos aqui do melhor, não de alguém que seja obrigatoriamente brasileiro, porque isso é besteira. 

Mas independente disso o fato é que sob o comando de Tite - este sim o melhor treinador do Brasil - a seleção brasileira (não falo da CBF e seus problemas) tem alguma chance de reencontrar um futebol decente. Concordo com as críticas de Galvão Bueno:

"Vivemos o maior trauma com o 7 a 1, na Copa de 2014, em casa. Mas não se classificar na Copa América, em um grupo com Haiti, Peru e Equador, é uma vergonha quase tão grande quanto aquela. Um desrespeito ao futebol brasileiro, de tantas tradições e conquistas. Vivemos a maior crise técnica e administrativa da história da seleção. Seleção que apresenta confusão tática em campo há muito tempo. O que é ainda mais evidente é a falta de representação junto às entidades que regulam o futebol internacional: saímos de protagonistas para coadjuvantes em um filme que ajudamos a escrever com cinco títulos mundiais".
Embora não se possa deixar de lado a atual necessidade de renovação e resgate da confiança, a regra geral é a de que "seleção é momento": tem que jogar quem está bem, não quem é "promessa" ou "experiente", o mais novo ou o mais velho. O que penso sobre os jogadores ideais para o sistema defensivo da seleção (a parte ofensiva está na segunda parte da postagem):

Goleiros: nunca entendi o porquê de Dunga ter convocado Alisson para ser titular da seleção, se temos muitos goleiros melhores do que ele, que não transmite segurança. Por outro lado, foi certa a decisão de não mais chamar Jefferson, do Botafogo, porque Victor (Atlético-MG), Fábio (Cruzeiro), Marcelo Grohe (Grêmio), Diego Alves (Valencia-ESP), Fernando Prass (Palmeiras) e Júlio César (Benfica-POR) são bem melhores.
Convocados: Victor, Grohe e Prass.

Laterais: do lado direito o melhor da posição é Daniel Alves e dispensa comentários. Muito se insistiu com os fracos Fabinho (Monaco-MON) e Danilo (Real Madrid-ESP), chamados mais por jogarem na Europa do que pelo futebol apresentado, mas o fato é que Fagner (Corinthians) merece uma chance há muito tempo, mas nunca foi além da pré-convocação para a Copa América Centenário (escapou do vexame). Do lado esquerdo a camisa 6 deveria ser cativa de Marcelo (Real Madrid-ESP): perfeito no apoio e que, se não defende tão bem quanto Dani Alves, pelo menos não cria nos torcedores os calafrios que o raquítico Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP) causa quando ataca mal e não volta para defender decentemente. O jovem Jorge (que joga naquele time cujo nome não pronuncio) merece uma chance.
Convocados: Daniel, Fagner, Marcelo e Jorge.

Zagueiros: embora o nome de Thiago Silva (PSG-FRA) seja quase uma unanimidade eu não o convocaria, porque ele é emocionalmente desequilibrado, como vimos na Copa 2014 e ao cometer dois pênaltis metendo a mão na bola descaradamente e depois negando a realidade, dizendo que o fato não ocorreu: ele tem "probleminha". David Luiz (PSG-FRA) e Geromel (Grêmio) poderiam estar entre os convocados, mas certamente o supervalorizado Marquinhos (PSG-FRA) não faria parte da minha seleção, porque é ruim demais (bom é o empresário dele!). O ex-corintiano Gil (Shandong-CHI) formaria a dupla titular com Miranda (Internazionale-ITA)Filipe (Porto-POR) é excelente e o polivalente Rafael Vaz (ex-Vasco) poderiam ganhar uma chance.
Convocados: Gil, Miranda, Filipe e David Luiz.

Volantes: meu time joga no 4-4-2, mas sempre é preciso ter variações como o 4-1-3-2, o 4-2-3-1 ou 4-3-2-1*. Casemiro (Real Madrid-ESP) hoje é o melhor da posição; Fernandinho (Manchester City-ING) também tem seu valor, até porque joga tanto de primeiro quanto de segundo volante; o São Paulo tem Thiago Mendes e o Grêmio tem Walace, que estão jogando muito bem e por tal motivo eu não convocaria mais Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE). O segundo volante (ou meio-campo central, conforme a formação tática) hoje tem que ser Renato Augusto (Beijing-CHI), que é um jogador completo e joga também como meia. Ramires (Jiangsu-CHI) é outro coringa** no meio-campo, assim como Elias (Corinthians). Rafael Carioca (Atlético-MG) e Otávio (Atlético-PR) merecem ser observados.


Convocados: Casemiro, Renato Augusto, Elias e Thiago Mendes.

* Essa formação, com três volantes, só contra a Alemanha, por trauma do 7 X 1... kkkkk
** Os jogadores citados têm qualidade para jogar até de líbero, se necessário.

2 comentários:

  1. Embora eu não esteja vivendo a realidade "futebolística" que vive há 10 anos, concordo com você, Marcelo. Aliás, vou além: não sei nem o porquê de terem escolhido o Dunga, outra vez, para ser técnico da seleção. Em suma, acho que a crise no futebol brasileiro, muito bem descrito por Galvão Bueno, é apenas um reflexo da crise política e social vivenciada no Brasil. Finalmente, o futebol ficou em "segundo plano".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo: desde a saída de Felipão já deveria ser Guardiola ou Tite.

      Excluir

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.