Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

sábado, 18 de junho de 2016

O lema das Olimpíadas no Rio: "Quando a esperteza é grande demais, vira bicho e engole o esperto"

O ano era 2009. Na praia de Copacabana milhares de pessoas comemoravam, histéricas, a escolha do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016. Repartições públicas fechadas, fogos espoucando, povo feliz, governantes magalomaníacos comemorando... 

Foto: Abril/AP/Andre Penner
Era o sonho brasileiro: o milagre do país que estava acabando com a pobreza*, deixando o Terceiro Mundo para ingressar no clube das grandes nações, fazendo os pobres andarem de avião, iria sediar uma Copa do Mundo e em seguida uma Olimpíada, como nunca antes na História deste país!!! Tudo mentira, engodo, esperteza: marketing puro, sabemos hoje.

Na época fui contra. Ouvi até que eu não era nacionalista, que torcia contra o Brasil e coisas assim. Sempre mantive posição contrária, porque antes de fazer festa para os outros, precisaríamos primeiro cuidar da nossa gente, arrumar a nossa casa. De verdade, sem falsas promessas, sem maquiar resultados, sem enganar as pessoas.

Ontem, após a Petrobrás quebrar de tanto ser roubada e com isso (e vários outros fatores) os royalties do petróleo irem pelo ralo, o governo do Rio entregou os pontos e decretou estado de calamidade pública** por não ter mais condições de arcar com gastos públicos e as despesas advindas da Olimpíada (que não são públicas, diga-se de passagem).

É a vergonha em grau máximo, fruto dos absurdos praticados neste país na última década, do populismo descarado, da corrupção desenfreada, das falsas premissas que camuflavam indicadores ruins na na Economia, da propaganda sabida que fingia que voávamos em céu de brigadeiro quando em verdade só havia nuvens negras no horizonte. Os fatos falam por si mesmos: "quando a esperteza é grande demais, vira bicho e engole o esperto", é o ditado popular.

* Pagando bolsa-esmola, porque sem isso continua todo mundo na mesma pobreza de sempre.
** Não entro no mérito da legalidade/constitucionalidade do ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.