Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Papa é top

Embora eu não seja católico e não concorde com muitos postulados de tal religião, penso que não há como não se entusiasmar com os exemplos dados pelo Papa Francisco, principalmente após a Jornada Mundial da Juventude, acontecida no Rio de JaneiroTanto carisma certamente vai aumentar o número de fiéis da Igreja e trazer de volta muitos que estavam afastados, muito mais do que qualquer padre bonitinho metido em roupas de grife posando de popstar.

A Igreja Católica é uma instituição secular, bastião de muitas tradições ligadas à família, sobre as quais nossa sociedade foi construída, pois os católicos sempre foram e são maioria no Brasil. Embora seja importante se adequar aos novos tempos, neste planeta "modernoso" demais uma dose de conservadorismo não é ruim para a Igreja, pois alguém bater de frente com os exageros do mundo atual e é nesse sentido que o Papa fala que hoje em dia "é preciso mais simplicidade". 

Mas não se iludam: o Papa Francisco não mudará a Igreja pelo avesso, como querem alguns (quando seu antecessor abdicou do Trono de Pedro escrevi "E Bento XVI disse: xeque-mate!") e não é adepto da "Teologia da Libertação" (o próprio Leonardo Boff disse isso: leia), como acreditam outros. Sendo ele um franciscano é evidente que seus hábitos serão simples e seu discurso será em favor dos pobres (acho apenas que ele deveria se preocupar mais com sua segurança): assim ele tem feito mudanças nos corações e mentes das pessoas dentro da Igreja e pelo mundo todo e aí está seu mérito, pois assim surgirão as necessárias atualizações da instituição, que poderão influenciar o mundo. 

Chamou a atenção o fato de que jovens católicos do mundo inteiro estiveram durante uma semana reunidos com seu maior líder e não houve uma só palavra de censura a qualquer outra religião. Sabiamente o Papa pregou a união de todos pelo bem da humanidade e em nenhum momento insinuou que quem não é católico "não conhece Jesus", é "do mundo"ou coisa que o valha. Interessante: os católicos, maioria no Brasil, não demonstram querer oprimir a minoria, mas muitos representantes de minorias agem como se tivessem exclusividade no trato das coisas de Deus...

Ontem foi exibida pela Rede Globo uma entrevista exclusiva concedida pelo Papa, coisa que não acontece todo dia (critiquem a Globo agora! Rsrsrs): ele parece um velho amigo de todos nós. Um homem exemplar, inteligente, atuante, determinado, incansável... incomparável. Se nos anos 80 João Paulo II levou o filósofo Humberto Gessinger a dizer "o Papa é pop", Francisco nos leva a uma conclusão em 2013: o Papa é top!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.