Não, não sou especialista em urbanismo. Mas sou campista e amo esta cidade, onde vivo há quase 41 anos. Talvez eu observe um pouco as coisas (nem sempre falo, mas sempre observo)...
Quando a "nova" Beira-Valão ainda era um projeto eu marretei a concepção da obra, porque nela tudo estava errado. Com a inauguração houve quem dissesse que o local tinha ficado mais bonito do que Copacabana (???), mas alguém na internet disse – talvez com mais razão – que se trata do "maior monumento ao esgoto do mundo"...
A foto abaixo foi tirada por mim na Rua Formosa no dia 26 de junho deste ano. É possível ver que a "milagrosa" presença de um pássaro deixou o local mais bonito, porque o visual só muda mesmo na parte da noite (naquele esquema "por fora bela viola; por dentro pão bolorento").

Durante o dia, fora aqueles arcos que não servem para nada e mesmo com os "jardins suspensos" (aquelas trepadeiras horrorosas que ficam naquelas grades nas laterais, mais parecendo ervas daninhas) é o mesmo visual horroroso há décadas...
 |
Fotos acima e abaixo tiradas em julho de 2012. |
Veja se acaso isso é ciclovia que se apresente... diga: cadê o espaço para o pedestre? E as poucas vagas de estacionamento que restaram, paralelas ao sentido da rua, onde é preciso parar no meio de uma das avenidas mais movimentadas da cidade e dar marcha-a-ré para estacionar???
Por falar em "ciclovia", a cereja do bolo está nos quiosques em frente ao Hospital dos Plantadores de Cana: veja a foto abaixo:
 |
Foto tirada em 04 de setembro de 2012 |
Perguntinha básica: a calçada acima comporta os clientes do estabelecimento, a passagem de pedestres e os ciclistas???? Experimente correr no local, caso o cheiro de podre permita que você consiga respirar adequadamente. Pois é...
Durante a noite a bela maquiagem do local é essa (o jogo de luzes é bonito, claro):
 |
Reprodução de foto da internet |
Em suma: pode-se dizer que a Beira-Valão está bonita à noite, porque nesse caso ninguém vê o valão. Mas como toda a sujeira, esgoto e mau cheiro que caracterizam o lugar há décadas continuam lá (veja fotos mais recentes no blog de Marcinha Lemos), pode-se dizer, parafraseando Caetano ao citar Claude Lévi-Strauss: a Beira-Valão continua parecendo uma boca banguela.
O título da postagem é inspirado num dos versos de "Longe de Você",
gravada pelo Charlie Brown Jr, uma das minhas bandas preferidas
(embora quase ninguém acredite... rsrsrs), no disco 'Tamo Aí na Atividade', de 2004.
Marcelo,
ResponderExcluirparabéns pela postagem. Mas que bela maquiagem a prefeitura fez! O valão não é nem mais digno de se chamar canal Campos-Macaé (pergunte a um campista onde fica o canal Campos-Macaé? Mas todo mundo sabe onde é a beira valão). Que Deus nos proteja desses políticos e ilumine o povo na hora de votar.
No comentário anterior, não lembro se me identifiquei:
ResponderExcluirRafael Velasco Pessanha
email: rvelascop@gmail.com
Obrigado!
Peço licença ao blogueiro para sugerir que logo no início do seu blog seja colocada a seguinte indagação:
ResponderExcluirQuem vota em nulo ou branco exercita de fato a cidadania?
" O eleitor que vota nulo ou em branco, não faz demonstrar a razão de seu protesto, de sua insatisfação. Muito pelo contrário! Aceita passivamente a decisão dos demais cidadãos, colocando-se numa posição passiva, o que lhe retira, a nosso ver, toda e qualquer condição de protesto posterior, haja vista sua postura omissa quando do exercício de sua cidadania."
Revista Jus Navigandi
"O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam".
Arnold Toynbee (1889-1975)
Penso da mesma forma.
ExcluirObrigado pela sugestão.
Farei uma postagem a respeito.