Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Olimpíada no Rio: panela no fogo e barriga vazia

Foto: Felipe Barcellos
As Olimpíadas estão chegando: faltam poucos dias! Pelo que se vê nos canais que transmitirão o evento e pelas declarações dos políticos, tudo está às mil maravilhas. No slogan vivemos "um mundo novo".

Normalmente eventos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo são bons para suas sedes porque incrementam o turismo, incentivam o esporte, servem como propaganda gratuita e deixam um legado para as futuras gerações. Mas é preciso ter "bala na agulha" para tanto. No caso da Copa, já vimos que nada mudou na cultura esportiva e que o legado é composto por alguns "elefantes brancos"...

A Olimpíada no Brasil é fruto não da evolução do país na sociedade internacional e sim da "síndrome de pit bull", causada pela megalomania em vigor no país em tempos passados. Como na Copa, não teremos legado significativo: antes mesmo do início dos jogos o Estado do Rio já está falido e em obras feitas pela Prefeitura até mortes já ocorreram. Mas os Jogos estão aí para nos encher de orgulho (tenho para mim que será um fiasco)...

A icônica imagem acima tem tudo a ver com a proximidade da Olimpíada e demonstra que nos anos 80 o filósofo Almir Guineto estava certo quando nos brindou com sua obra-prima "Mordomia": 

"Isso aqui ta parecendo a casa de mãe Joana:
Todo mundo aqui dá ordem... 
Aqui todo mundo manda!
Você não tem pulso, ô nega*,
Nem para governar o nosso barracão:
Vou-me embora! Pra mim chega: 
Vou largar na sua mão!

Ô, Maria, Ô, Maria*:
Vamos parar já com essa mordomia:
(...)
Quase sempre é panela no fogo e barriga vazia."

* Senhores politicamente chatos de plantão: a citação irônica 
não foi direcionada à pobre senhora que aparece na foto, ok? Se precisar eu desenho.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Urnas eletrônicas que serão usadas na eleição de outubro já estão em Campos

Embora nenhum órgão de imprensa tenha noticiado, ocorreu no dia de ontem um fato público, notório e relevante: os Correios entregaram no Polo Eleitoral/Campos (situado no IFF-Centro) 1.594 urnas eletrônicas enviadas pelo TRE. A carga veio devidamente escoltada pela equipe de segurança do TRE/RJ e está sendo vigiada pela Polícia Militar.

A inseminação das urnas ocorrerá em setembro e elas só sairão do Polo pouco antes da montagem nos locais de votação, o que depende da logística adotada por cada um dos 10 Cartórios Eleitorais abrangidos pelo Polo (Campos, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis), de acordo com a realidade das regiões por eles abrangidas.

A coordenação dos trabalhos do Polo Eleitoral está a cargo da 98ª ZE.


terça-feira, 12 de julho de 2016

Quem fala errado: a Mônica ou o Cebolinha?

Resposta: Quem fala errado é Mônica; Cebolinha fala "elado".


OBS: a vida inteira Cebolinha chamou a Mônica de "baixinha", "dentuça" e "golducha". Em breve alguém vai querer proibi-lo de falar assim, sob o pretexto de estar praticando "bullying" ou outra frescura semelhante.